A CIDADE

Lagarto, a Capital Nacional da Vaquejada

SOBRE A CIDADE

Conheça Lagarto, terceiro município mais populoso de Sergipe

Lagarto se localiza a 75km da capital de Sergipe, Aracaju. Com uma área de 969,2 km² e uma população aproximada de 106 mil habitantes, Lagarto é o terceiro município mais populoso do estado de Sergipe.

Nossa amada Lagarto é uma cidade que tem a agricultura como uma de suas grandes fontes de renda. Dentre os plantios temos, principalmente, os de feijão, laranja e mandioca.

HISTÓRIA

Lagarto, historicamente agro

Antes de Lagarto se tornar cidade, no ano de 1880, a Vila de Lagarto, como ainda era conhecida, chegou a ser protagonista da cultura pecuária, com a venda e criação de gado para todo o Brasil.

A cidade de Lagarto entrou de vez no cenário agropecuário nacional quando instalou a vaquejada na região e a criação da Exposição Feira de Animais.

Além da prática da pega do boi, ao longo dos anos, a Vaquejada foi crescendo com a inclusão de apresentações artísticas locais e nacionais.

Origem da Vaquejada de Lagarto (anos 60) - Acervo Landulfo Almeida
Parque das Palmeiras
Parque Zezé Rocha
RECONHECIMENTO

Capital Nacional da Vaquejada

A cidade de Lagarto foi reconhecida como “Capital Nacional da Vaquejada” no ano de 2019.

A relação de Lagarto com o esporte, começou nos anos 60, quando foi inaugurado o Parque de Vaquejada Zezé Rocha, que promove anualmente um dos eventos mais tradicionais de vaquejada do país.

Para fortalecer ainda mais o esporte na cidade, em 2012, Geraldo Majella inaugurou o Parque das Palmeiras, popularmente conhecido como a “Disneylândia da Vaquejada” pela sua estrutura encantadora. Não é atoa que é considerado um dos mais modernos parques para a prática de vaquejada no Brasil e o primeiro parque de vaquejada coberto do mundo.

Além do Parque Zezé Rocha e o Parque das Palmeiras, Lagarto tem espalhado em seu território, mais de 100 pistas de vaquejada que tornam a prática do esporte equestre mais acessível e desejada, reforçando o merecimento do título nacionalmente reconhecido.

Lagarto em imagens